sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Alterações climáticas

Isto do clima está a tornar-se num tema sobre o qual devemos reflectir bastante e questionámo-nos:

Que planeta deixamos nós aos nossos filhos e netos?

Somos nós culpados das alterações climáticas?

Será o Homem um ser tão inteligente, único responsável pela destruição do planeta onde vivemos?

O tema é tão complexo e difícil de analisar, mesmo assim corro o risco e atrevo-me a falar no assunto:

Isto da onda de calor que assola o nosso país está relacionado com o aquecimento global do planeta, para mim tudo começou com o aparecimento do petróleo e o princípio da revolução industrial, antes o homem extraía da natureza só que precisava para a sua sobrevivência,agora com as novas tecnologias não olha a meios para extrair mais e mais de uma forma selvagem tendo em vista o sucesso e o lucro.

Até o Amazonas "o pulmão da terra", o Homem não consegue respeitar e em nome de um sistema sem futuro,vão-se cortando árvores, e invadindo um dos únicos espaços cada vez menos virgens e expulsando sem se pensar ,os indígenas que ainda habitam nessas paragens e se calhar são mais felizes do que nós,longe de uma civilização de que nós nos envergonhamos cada vez mais .

O ciclo da natureza que antes estava controlado, porque até os gases com efeito estufa,eram benéficos para manter a terra quente,não permitindo que arrefece-se em demasia, a indústria e a globalização começaram a expelir para a atmosfera gases nocivos que até o ozono , barreira de protecção da luz solar começou a abrir buraco e hoje o calor chega com mais intensidade e mais perigoso à terra, e como o planeta cada vez tem menos espaços verdes a quantidade de dióxido de carbono absorvido pelas plantas é cada vez menor, em relação ao oxigénio a quantidade libertada na fotossíntese também é menor,isto origina que o calor se mantenha junto à terra originando fenómenos e catástrofes naturais que sucedem com mais frequência.

Não nos enganemos já há uns anos tem dado para ver que o clima está a mudar em Portugal:Onde anda a Primavera?As andorinhas e as cegonhas têm andado baralhadas ,sem saberem se partirem porque tem havido invernos tão amenos que se sentem tão confortáveis por cá,onde estão os campos coloridos da minha infância? Sinceramente em Portugal só há duas estações do ano : Inverno gelado como eu não conhecia e um verão cada vez mais escaldante que anunciam algo apocalíptico como o que aconteceu este ano na Madeira , é caso para pensar a natureza está louca, quem será o culpado ? Os animais irracionais ?Não me parece,eles apenas cumprem a sua função.

E os racionais?

Hipócritas ,apelam aos quatro ventos ,que ainda estamos a tempo de salvarmos o que resta do nosso planeta,ao mesmo tempo não se desviam de objectivos que vão contra esses apelos.

Eu acho que pela lógica não há retorno,infelizmente o mundo caminha para o apocalipse,eu gostaria de não pensar assim,mas é assim que eu vejo as coisas.

Neste mundo tão misterioso pode ser que aconteçam coisas inexplicáveis e esta terra se torne um paraíso, porque neste momento devido à temperatura é um verdadeiro inferno.Será?

Neste momento estou a gozar um período de férias,em Setembro começo o estágio e em Outubro finalizo o curso.

Estou voltando ao mercado de trabalho, há tanta coisa que eu posso fazer: serviços domésticos(limpezas,etc),explicações a alunos do ensino básico entre outras coisas.

Vou andar por aí,contactem-me.

Até já.

Sem comentários:

Enviar um comentário