quinta-feira, 14 de junho de 2018

VELHO MONTE


Ponto
Tenho saudades do monte
Do cantinho onde vivi
Do ribeirinho e da fonte
Da água fresca da fonte
Tantas vezes lá bebi
Ponto
Há montes no Alentejo
Que eu conheço muito bem
Eram todos habitados
Hoje estão desprezados
Já não mora lá ninguém
Moda:
               I
Velho monte alentejano
Numa herdade abandonado
Fica à beira de uma fonte
Hoje não se vê o monte
Que está dentro do silvado
               II
Lá naquele velho monte
Havia tanta riqueza
Já nada é como era
Já ninguém cultiva a terra
cada vez há mais pobreza

             III
Já não se vêm ganhões
À volta com seus arados
Já nada é como antes
Já não se ouvem patrões
A falar com seus criados
IV
Não ouço o galo cantar
Não ouço o ladrar do cão
Nem os chocalhos do gado
Vejo tudo abandonado
Faz doer o coração
V
Eu do monte vim embora
Não podia lá viver
Uma noite pude ouvir
Era o meu monte a cair
Nunca mais me vou esquecer






Sem comentários:

Enviar um comentário