Tão grande, tão sublime
Este Porto campeão.
Naquela noite fatídica.
Provocou o apagão
Na catredal da Luz. houve clássiso este fim de semana: Ao futebol Clube do Porto bastava ganhar para se consagrar campeão nacional pela 25ª vez , difícil dilema pois o Benfica queria adiar os festejos como o tinha feito um ano atrás o FCP ,que não consentiu que os lisboetas fizessem a festa no seu estádio.
Desta vez foi diferente o Porto abriu o marcador por Guarín mas o Benfica empatou poco tempo depois por Savíola na conversão de uma grande penalidade.Sempre com o Porto a dominar Hulk acabou por marcar o golo que consagrou a equipa azul e branca , um golo de raiva e revolta pelo que lhe fizeram a época passada nos túneis da Luz.As imagens sobre a alegada agressão foram pouco claras , apenas se visualizou muita confusão e nada mais , já não se pode dizer o mesmo do arremesso de pedras por um grupo de vândalos envergando camisolas das águias , contra os portistas e a polícia que não conseguia controlar a situação . Que preocupante cena junto ao estádio da Luz e inqualificável o atraso da entrada dos adeptos do norte , esquece-se o fair play sempre que os dragões visitam o dito estádio.Lembro-me há uns anos atrás quando a "escritora" Carolina Salgado era primeira dama de Jorge Nuno Pinto da Costa e então a claque portista foi-lhe destinado um espaço reduzido ficando as pessoas como sardinhas enlatadas e ainda se queixam de ser mal tratados no Dragão?
Há um ano atrás o Benfica podia ter feito a festa no norte , mas como sempre o Porto não falha nos jogos decisivos é assim que se distinguem os campeões que enfrentam todas as adversidades: temporais de neve ,dilúvios e apagões súbitos.
Como foi especial festejar o título na casa do rival mais directo . até direito a volta olímpica tiveram e aquele banho de repuxo embelezou o cenário , esse dia ficará opara sempre na memória dos portugueses , dia em que as coisas fiaram mais transparentes , ninguém compreendeu o apagão e o activamento do sistema de rega. A ideia seria outra mas isso animou a festa e o tema " Cheira Bem , Cheira a Lisboa" foi aceite como natural , não estivessemos nós na capital de um país chamado Portugal e num estádio onde se espera que tudo possa acontecer...Para além das bolas de golfe , isqueiros , telemóveis e a moda das maçãs podres já é um hábito sempre que o João Moutinho for protagonista , mesmo assim o Porto não se intimidou vinha disposto a fazer história e a fibra dos jogadores empurraria a equipa rumo à vitória. Sobre o Graúdo e o Miúdo , sabemos todos quem levou a água ao seu moinho: André Vilas Boas foi uma aposta ganha por Jorge Nuno Pinto da Costa , desde a primeira hora vestiu a camisola azul e branca com com alma e um grito de revolta que atingiu o seu auge perante a nação benfiquista.Ao contrário Jesus foi contaminado com a ilusão que caracteriza o SLB ,tendo uma visão irreal : ser campeão europeu. cometeu o erro de acreditar que o campeonato estava ganho pela excelente época que tinha feito o ano passado e foi pouco humilde.O que se passou lá para as bandas da Luz não dignifica em nada o futebol e é caso para dizer que os limites estão a ser ultrapassados e pelas atitudes se avaliam as pessoas e o Benfica ficou muito mal na fotografia e o silencio confirma o drama de mau perdedor.
Quero aqui fazer homenagem a Artur Agostinho pela sua imparcialidade e isenção como sempre viveu o futebol, é um exemplo a seguir por todos os amantes do desporto rei.
Não posso deixar de frisar aqui a brilhante noite europeia das equipas portuguesas o que nos põe a sonhar com um desfecho feliz na final da Liga Europa , agora estão todas embaladas e só o céu é o limite.
Despeço-me com um até já e
VIVA O FUTEBOL DO PORTO , CAMPEÃO 2010/2011
Despeço-me com um até já e
VIVA O FUTEBOL DO PORTO , CAMPEÃO 2010/2011
Sem comentários:
Enviar um comentário