Olá estou de volta e decidi partilhar convosco o meu portefólio:
No dia 1 de Julho teve início o curso, que foi muito complicado para mim, achava que nunca seria capaz de compreender a linguagem informática, pensei mesmo em desistir, mas graça aos incentivos dos meus colegas e professores, ponderei e acabei por tomar a decisão de não abandonar o barco.
Não posso ignorar que, sem a preciosa ajuda do meu colega Ricardo, eu talvez não tivesse conseguido ultrapassar tantos obstáculos: foi a muleta que me amparou nesses tempos tão difíceis, encontrei no meu caminho uma pessoa bonita, que sempre esteve no meu lado desde o primeiro minuto.
Relembro que a minha primeira aula foi com a formadora Carla, com o módulo CLC 5. Eu gostei, porque é uma área onde me sinto muito confortável, lembro-me que fizemos uma introdução às novas tecnologias, começando por abordar questões sobre o telemóvel.
As aulas de informática eram um tormento para mim, ver-me perante um computador frio e distante, que eu cheguei a odiar… O meu corpo estava ali, mas a minha mente vagueava sem nexo.
No meio da escuridão, uma luzinha brilhou ao fundo do túnel com a primeira aula de inglês, disciplina que nunca dominei, mas naquele dia, fiquei extasiada. Tive vontade de mencionar o facto e saiu-me isto:
Hoje fumei o cachimbo da paz com o computador: consegui iniciar e acabar um trabalho, com a ajuda da Carla. Foi um simples trabalho, mas para mim, de extrema importância, e por isso, vou inclui-lo no meu Portefólio. Na parte da tarde, tivemos a primeira aula de inglês: bastante agradável, pois foi um teste à minha memória! Foi bom verificar que os conhecimentos adquiridos há trinta e cinco anos, continuam vivos na minha memória. De repente, deu-me vontade de me apresentar:
Hello! Hi!
My name is Maria
I am fifty years old
My address is 30 Luis de Camões, street
No dia 3 de Julho, a Célia fez-nos um desafio e eu respondi assim:
Como me vejo?
Faminta de liberdade. Insegura perante o curso, pois não sei se conseguirei os objectivos propostos, mas tento ser realista e acreditar em mim e lembrar-me da lição dos rios que nos diz: Os rios nunca param perante qualquer obstáculo, contornam-no e chegam sempre ao mar, e penso que o sonho comanda a vida, e sempre que o homem sonha, o homem pula e avança, como bola colorida, entre as mãos de uma criança. Neste momento, tenho vontade de sonhar, enquanto conseguir sonhar, significa que mantenho a vontade e motivação para continuar vivendo.
Como me defino como pessoa?
Justa
Humana
Sensível
Tolerante
Empática
Como defino como membro da sociedade?
Respeito a diferença
A minha liberdade acaba onde começa a liberdade do outro.
Não acuso ninguém sem provas.
Como membro da família?
Respeito todos os membros da família
Sei ouvir
Tento ser tolerante
Ajudo no que posso
Como me defino como Profissional?
Pontual
Responsável
Saber ser
Saber fazer
Dia 30 de Julho, a Célia questionou-nos e respondi assim:
As minhas expectativas para este curso são…
Chegar ao fim
Aumentar a minha cultura geral
Escrever bem no computador
Daqui a um ano gostaria de…
Sentir-me bem comigo própria
Ter uma boa relação com os colegas e formadores
Saber pesquisar na Internet
Superar as tarefas que me forem propostas
Aprendo melhor quando…
Me concentro, e penso que tudo com esforço, se consegue
Quando há silêncio
Tenho mais dificuldades quando …
Me enervo e acho que tudo é chinês para mim, e nunca vou conseguir aprender a mexer no computador
Também me enervo quando há barulho excessivo
A Célia fez-nos um desafio, que ajudou à interacção entre os formandos, e que permitiu saber o que os colegas pensam de cada um; o resultado foi o seguinte:
O que os meus colegas pensam de mim:
É uma pessoa realista
É bastante calma e inteligente
É a mulher do “portanto”
Inteligente
Surpreendente
Inteligente
É muito interessada no que faz
Inteligente
Sincera e amiga
Culta
Inteligente
Mulher com coragem
Muito sábia
Corajosa
Senhora empenhada e super inteligente
Muito simpática
Senti, por tudo o que foi escrito, mais um incentivo para continuar. Hoje estou feliz por fazer parte deste grupo tão heterogéneo, que me impressionou de uma forma positiva e que me deu imenso.
O Curso foi decorrendo normalmente, comecei a pesquisar na Internet, o que me ajudava a fazer os trabalhos pedidos pelos formadores. A minha relação com o computador ficou mais próxima e os meus medos foram desaparecendo.
Em Agosto de 2009, tivemos quinze dias de férias; voltámos dia 2 de Setembro, após a Feira de Barrancos, que decorreu com normalidade; o grupo voltou com saudades das emoções vividas nos últimos dias, esperando que o tempo passasse rápido e que o próximo Agosto esteja aí mesmo, ao dobrar da esquina.
Para a semana continuarei a divulgação do portefólio, felicidades e até já.
Sem comentários:
Enviar um comentário