Democracia significa poder do povo, mas o que acontece actualmente, há razão para se por em causa a essência da palavra democracia. Será que podemos dizer que a democracia existe quando há uma justiça para ricos e outra para pobres? Se a democracia existisse mesmo, o povo seria mais feliz, as injustiças e as desigualdades diminuiriam, o fosso entre ricos e pobres seria cada vez menor. O povo não se revê nos seus representantes que canalizam todas as energias para resolverem problemas pessoais e partidários, na realidade a influência exercida pelo sufrágio universal não passa de pura ficção.
O sufrágio universal consiste em dar o direito ao voto a toda a população adulta de um estado, independentemente da raça, sexo, religião ou condição social. O Homem acreditou que o estabelecimento do sufrágio universal seria uma garantia para a liberdade do povo, mas enganou-se visto o político quando chega ao poder tem o hábito de esquecer-se do que prometeu aos eleitores. A democracia fica nas mãos dos letrados e do poder económico que impõem o poder e as suas ideias a toda a população. O que devia ser uma forma do cidadão manifestar a sua opinião sobre o rumo político a seguir, verifica-se precisamente o contrário ao praticarem-se politicas antagónicas à vontade manifestada pelo povo.
O voto não deve ser obrigatório porque isso tornar-se ia uma obrigação e na democracia deve haver liberdade de escolha. O voto deve de ser facultativo, respeitar a vontade do cidadão de votar ou não. O voto deve de ser exercido com plena consciência e para que isso aconteça o eleitor deve de ter um mínimo de cultura e saber o que está fazendo ao colocar a cruz. Um povo culto conhecedor dos seus direitos e deveres tem maior capacidade para tomar uma decisão consciente na hora de exercer o seu dever cívico. Devido aos resultados eleitorais não serem respeitados, o eleitor começa a ficar cansado e questiona a razão porque tem que votar, se depois os políticos não respeitam a vontade expressa no sufrágio eleitoral.
Nesta sociedade tão complexa onde tudo se confunde, é complicado compreender onde começa e onde acaba a democracia. Este novo sistema de organização mundial chamado globalização é um sistema pouco democrático visto o poder económico dominar o poder politico e os países ricos controlam os países pobres, é o que acontece na União Europeia onde os países ricos decidem tudo sobre a economia dos mais pobres, até o défice fica refém das decisões tomadas pelos dirigentes europeus. A verdadeira democracia é baseada no poder do povo só existe democracia quando a Convenção dos direitos humanos, passe do papel para a vida real e sejam respeitados na totalidade todos os parâmetros estipulados.
Sem comentários:
Enviar um comentário