Hoje sou uma adepta do espectáculo futebolístico, mas não foi sempre assim, recordo-me de quando frequentava o secundário, as conversas das minhas colegas às segundas-feiras eram sobre a jornada da semana, os jogos do Benfica e do Sporting eram motivos de discussão, mas a mim não me dizia nada.
Em 1982 quando se realizou o campeonato do mundo em Espanha, influenciada pelo meu marido, comecei a acompanhar alguns encontros e adquiri um gosto pelo futebol, que nunca mais deixei: tudo que girasse em torno do futebol despertava a minha atenção.
Em 1986 apaixonei-me pelo futebol praticado no Vitória de Guimarães, equipa naquela altura comandada por Marinho Peres e que tinha no seu plantel Paulinho Cascavel que se revelou um óptimo goleador tendo marcado nessa época 22 golos. Em 1987 tive o prazer de ver a final da liga dos campeões que teve com protagonistas Futebol Clube do Porto x Bayern de Munique, em que o Porto foi vencedor. Em sequência dessa vitória, assisti ao jogo para atribuir a Taça Intercontinental entre o FCP e o Peñarol do Uruguai que se realizou no Japão sob uma grande tempestade de neve. Equipas não habituadas ao frio o Porto, conseguiu superiorizar-se e ganhou a taça com toda a justiça. É tão bom recordar aquela madrugada, quando eu me levantei para vibrar com a magia do futebol sob neve, e o nome do nosso querido Portugal atravessou fronteiras. Desde 1982 acompanhei todos os eventos futebolísticos, lembro o caso “saltilho” em 1990 que marcou uma das fases negras da história do nosso futebol.Lembro o campeonato do mundo Coreia x Japão, o acto irreflectido do João Vieira Pinto e o descalabro total da selecção portuguesa.Recordo aquel meia final em que Jordão forçou om prolongamento com a França acabando por perder 3-2 com a França consagrada campeã europeia ao bater a Espanha por duas bolas a zero.Lembro o Euro 2004 ,quando morremos na praia nos confrontos com a Grécia , triste memória da banalização da nossa bandeira, estavámos na era Scolari , que fez vários "casamentos" com o doutor Gilberto Madail.
Platini, Maradona, Paulo Futre, Mário Jardel, Zidane, Figo, Cristiano Ronaldo, Deco, Derlei e tantos outros ficarão ligados à magia do futebol.
Em 2002 José Mourinho assumiu o comando da equipa do FCP, prometendo desde o primeiro momento ganhar o campeonato da próxima 2003/ 2004 , olhado com desconfiança por muita gente , mas ele cumpriu não só ganhou o campeonato , mas também a taça WEFA e em 2004/2005 a Liga dos Campeões Europeus, agora ninguém duvida do seu valor , ele é único , ele é o” Special One”.
Desde então fiquei rendida e ligada ao FCP, porque as emoções que vivi foram reais e tudo que eu vi em campo foi real, não queiram deitar areia para os olhos com apitos dourados, com histórias de fruta e história de túneis. Pois as histórias ligadas ao futebol e algumas com contornos bem turvos, um dia voltarrei a abordar o tema.
Até já.
Sem comentários:
Enviar um comentário