segunda-feira, 12 de julho de 2010

Adeus vuvuzelas.

A história do mundial 2010 ficou marcada pelo irritante som das vuvuzelas e pelo simpático polvo Paul que profetizou acertadamente resultados deste mundial relativamente aos jogos da Alemanha e ao campeão desta copa do mundo.Sábado às 19:30, no Estádio Nelson Mandela Bay um árbito mexicano deu início ao jogo Alemanha-Uruguai com vista à atribuição do terceiro e quarto lugar.
O jogo começou com o domínio da equipa alemã , não deixando o Uruguai organizar o seu o seu jogo,esse domínio concretizou-se aos 18` com um golo de Mueller. O Uruguai reagiu bem ao golo sofrido :A Alemanha perdeu a bola que foi recuperada por Luís Soares que passa para Cavanti que rematou com sucesso para as redes adversárias.A partir daí o Uruguai subiu de rendimento ,dispondo de várias oportunidades para marcar antes do intervalo.
Na segunda parte Diego Forlan visa com sucesso a baliza alemã aos seis minutos,depois veio o golo de Jansén aos 56 minutos ,golo que garantiu o terceiro lugar para a Alemanha.Sobre o Uruguai fica a garra que demonstrou até ao fim, não foi por acaso que Diego Forlán foi eleito o melhor jogador do mundial.
Domingo, dia 12 de Julho às 19:30 subiram ao palco do estádio Soccer City os protagonistas da final : Espanha e Holanda, sendo a Espanha pela primeira vez finalista no mundial, e a Holanda foi a terceira vez na sua história que pisava tais palcos, era caso para pensar: "À terceira é de vez".
O jogo decorreu normalmente, longe de ser um jogo interessante nota-se muitas marcações por parte das duas equipas e a Holanda recorre muito ao jogo faltoso e a Espanha a jogar com muita cabeça. O tempo foi decorrendo e o golo não aparecia, até que quando aos 116 minutos, quando todos estavam à espera das grandes penalidades ,Iniesta numa jogada de raiva, marca o golo que deu o título de campeão mundial 2010 à "La Roja", pela primeira vez na sua história , anexando o título mundial ao europeu de 2008.
Apesar de ter perdido o primeiro jogo com a Suíça, a Espanha conseguiu dar a volta e afirmar-se neste mundial justificando com mérito o título europeu que tinha conseguido há dois anos atrás.
Uma mão negra e uma mão branca entregaram a copa mundial,que este gesto bonito que nos chegou do longínquo país Africano, seja motivo para reflexão e tentativa de mudança nas nossas atitudes: Acabou o campeonato das vuvuzelas ,vem aí o campeonato do samba, espero que seguindo o exemplo de nuestros irmanos,sejamos nós lusitanos a trazer o troféu do Mundial 2014 para Portugal.
Muita coisa poderia ainda falar sobre o evento,não o vou fazer faço-vos um desafio para falar de temas que eu não abordei aqui,tais como:
Participação portuguesa: jogadores que se destacaram, o que falhou?
Espero as vossas opiniões.
Até já.

Sem comentários:

Enviar um comentário