quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

HAJA RESPEITO



Messi, Messi; Gritos que acompanham Cristiano Ronaldo para qualquer parte do mundo, porém o insólito aconteceu na passada segunda feira, na apresentação do craque em Guimarães com o fim de dar a sua contribuição para o sucesso da nossa seleção. 
Houve quem o provocasse em solo português, gritando o nome do seu rival.
Tal é a rivalidade entre entre os emblemas que representam!
Tal é a rivalidade entre os dois futebolistas!   
Cristiano Ronaldo a quem as coisas nos nos últimos tempos não têm corrido bem, reagiu com calma e ponderação pois isto está a tornar-se constante na sua vida ,ele já aprendeu a lidar com isso, mas que isso aconteça em Portugal é triste , nem no seu país escapa às incongruências  da  rivalidade futebolística ,sabendo  nós  que o futebol é uma máquina geradora de milhões e milhões de dólares, incalculável incompreensível para o cidadão que leva a vida inteira a trabalhar e mal vê a cor do  do dinheiro.
Nos últimos tempos tudo tem acontecido ao nosso Ronaldo:    
-Mal amado em Espanha.
-Fraca valorização do seu trabalho.
-Injustiçado.           
   Vamos lá nós saber o que passa pela cabeça das pessoas quando atribuem quatro vezes consecutivas , o título de melhor” jogador do mundo “a  Messi , sabendo nós que os dois têm estado no mesmo patamar  nos últimos anos.
Messi é fabuloso , pelo buraco de uma agulha consegue infiltrar-se e marcar um golo.
Ronaldo é uma força da natureza, vencendo recordes atrás de recordes .Como dizem as pessoas mais próximas; entregam-se ambos em corpo e alma e empenho que só os grandes profissionais , o sabem fazer.
Os dois são fabulosos.
Os dois são únicos.                                                                                                             
Então, porquê?                                                                                                                                                                                                     Um é reconhecido com alguma suspeição ,sobrevalorizando-o de uma forma exagerada e incompreensível . Ao outro dá a sensação que o objectivo é humilha-lo, desmotiva-lo e alertá-lo , fazendo -o  compreender:                                                                                                                                                          -Ronaldo, faças o que fizeres, o Messi é o melhor e sempre o será. Depois de atingires o auge, hoje é vaiado por estupidez em nome de uma rivalidade que as mentes humanas criaram, estando muitas vezes os protagonistas alheios a semelhante paradigma. Ronaldo transporta na suas veias sangue lusitano e ficará tal e qual como Messi , ficará na História como um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos .                                                                                                                                                                                      Ronaldo merece o nosso respeito.


-

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ANOS 30 DO SÉCULO 20- PARA PENSAR





A produção das vides e das árvores deve ser destruída para que se mantenham os preços. Isto é uma abominação que ultrapassa todas as outras. Carregamentos de laranjas são lançados não importa onde. As pessoas vêm de longe para as apanhar, mas não lhes é permitido fazê-lo. […] Homens munidos de mangueiras regam com petróleo os montes de laranjas […]. Queima-se café nas caldeiras. Queima-se milho para aquecimento. Lançam-se batatas ao rio […]. Enterram-se porcos acabados de matar […]. As crianças atingidas pela pelagra (1) morrem porque cada laranja tem de dar lucro. E as autoridades inscrevem na certidão de óbito: “morto por subnutrição”, e tudo isto porque os alimentos apodrecem, tudo isto porque é preciso deixá-los apodrecer.”                                                                                                                                                                       As Vinhas da Ira .

 de John Steinbeck

NÃO DESISTAS DE VIVER.


Queres trabalhar
queres sair do fosso
queres pão na tua mesa
ao jantar e ao almoço

Não tenhas pena de ti, meu amigo
não tenhas pena de ti, meu irmão
tens braços , tens cabeça
podes ganhar o teu pão

És uma pessoa comum
és igual a toda a gente
o teu anseio neste mundo
é poder seguir em frente

São tantos os condicionamentos
que limitam tua vida
são tantos os entraves
que encontras à partida

O tempo para tràs ficou
o tempo não volta mais
segue em frente ,minha amiga
esquece de vez os teus ais

Perante os labirintos traiçoeiros
que encontres na trajectória
não desistas , meu amigo
dos fracos não reza a história

Dirás um dia antes de partir
para a terra do além:
-cumpri minha missão na terra
nunca pisei ninguém.